Notícias

Início > Notícias

Festival Al-Mutamid arranca em Loulé

Um espectáculo de canto árabe e flamenco que conjuga guitarra, alaúde árabe, violino e baile flamengo é a proposta do grupo Amira para a abertura de mais uma edição do Festival de Música Al-Mutamid.

O primeiro espectáculo do certame chega hoje ao Convento Santo António, em Loulé, às 21h30.

O grupo musical de origem espanhola/marroquina volta às actuações nos dias 7, 13 e 14 de Fevereiro no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, Auditório de Albufeira e Auditório de Lagoa, respectivamente.

No dia 14 de Fevereiro, é a vez dos Persépolis subirem ao palco do Centro Cultural de Lagos. Este grupo faz um percurso pela música persa, que se caracteriza por ser refinada e delicada, e pela música e dança oriental, com os seus ritmos sensuais das cortes de califas e sultões.

Os Ibn Battuta serão os responsáveis pelo encerramento do certame, agendado para dia 27 de Fevereiro, no Convento São José, em Lagoa. O conjunto musical apresenta um repertório repleto de rigor e sensibilidade, transportando o público à sensualidade sonora que durante séculos inundou bazares, medinas e palácios do Mediterrâneo e Médio Oriente.

Este festival pretende recordar o rei poeta Al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid. De origens alentejanas (nasceu em Beja), Al-Mutamid cedo veio para o Algarve onde foi nomeado governador de Silves com apenas 12 anos. Em 1069 acedeu ao trono de Sevilha e viria a falecer em 1095. O seu túmulo, conservado até hoje, tornou-se símbolo dos mais belos tempos de Al-Andalus.

Fonte

Escrito a 2009/01/23

« PROVERE - Programa de Valor Económico de Recursos Endógenos
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DEBATE VIDA E OBRA DE MANUEL TEIXEIRA GOMES »