Notícias
Início > Notícias
1º Prémio em POÏO - EUROPAN 9
A equipa de Arquitectos constituída por Camilo Rebocho Vaz (coordenador), Marlene Santos e Bruno Rodrigues, obtém um primeiro lugar na prestigiada competição de Arquitectura Europeia EUROPAN 9
O local escolhido por esta equipa para apresentação da sua proposta foi POÏO, junto a Pontevedra, na Galiza.
O trabalho consistiu na apresentação de uma solução de "Cultivos Urbanos" para um local periférico na zona urbana de Pontevedra.
O conceito de desenho territorial inova por conseguir cruzar uma ocupação de tipologia multifamiliar urbana numa malha estruturada que privilegia as relações de contacto com o solo e sua utilização agricultura de subsistência.
Esta equipa acumula o facto de ter sido a única equipa Portuguesa Premiada com um primeiro lugar no EUROPAN 9 fora de portugal e ainda de ser a primeira equipa premiada no competitivo e exigente EUROPAN ESPAÑA.
Marlene Santos (Loulé) e Bruno Santos (Silves) são dois jovens promissores arquitectos com imenso talento; recém licenciados pela Universidade de Évora, ambos contam com uma breve experiência profissional em Sevilha e Valência, actualmente exercem a sua actividade em Lisboa.
Camilo Rebocho Vaz (Coimbra, Silves) é o Arquitecto coordenador do NAdA arquitectos.
Ver resultados em:
EUROPAN-EUROPE
Europan Espanha
Europan Portugal
Notícias
abarrigadeumarquitecto
Ordem dos Arquitectos
Expresso
RTP
Forum do Urbanismo
Enquadramento do EUROPAN
EUROPAN é uma federação europeia que se dedica ao urbanismo e arquitectura, numa perspectiva de intercâmbio para jovens profissionais na Europa.
A EUROPAN dedica-se a questões de desenvolvimento específico das cidades europeias, através de cooperações estreitas entre as cidades em estudo e os promotores responsáveis pelo planeamento urbano desses locais, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento de soluções arquitectónicas e urbanísticas inovadoras através das propostas de jovens profissionais de toda a Europa.
EUROPAN 9
A nona edição do EUROPAN tem como tema central a “Urbanidade Europeia Cidade Sustentável e Novos Espaços Públicos”.
Nesta edição, foram propostas a concurso 73 cidades distribuídas por 22 países europeus, tendo-se obtido uma participação de cerca de 2000 equipas de jovens arquitectos e outros profissionais, salientando-se que os resultados do concurso são indicados por um júri internacional e independente.
O intercâmbio de ideias pretende promover e motivar o interesse pelo debate de questões actuais relacionadas com as cidades europeia; a problemática do espaço urbano e da paisagem; o seu desenvolvimento e planeamento sustentável com resultado na qualidade do espaço europeu.
POÏO
Poïo é um município inserido na área periférica de Pontrevedra, situado no eixo oeste da Galiza, onde ocorre a maior densidade populacional desta região Espanhola.
O município de Poio, através do departamento de “Urbanismo del Ayuntamiento de Poio”, juntamente com o “Instituto Galego da Vivenda e Solo”, apresentaram a concurso uma área com uma forte componente rural que soma de 22.300,00 m2 de área e que se pretende converter num pólo urbano que estabeleça referências para o crescimento da zona nos próximos anos, numa perspectiva futura de estratégia de desenvolvimento e articulação da região com o centro urbano de Pontevedra.
A SOLUÇÃO
O Projecto vencedor do concurso estabelece uma relação entre a “paisagem rural” com o conceito de utilização comunitária de “cultivos urbanos”, onde se pretende estimular o uso de hortas na cidade como meio de subsistência alternativo, que simultaneamente permita estabelecer uma ponte de proximidade entre duas realidades distanciadas; o campo e a cidade. Prevê-se ainda um estudo que dotará o local com 200 fogos de habitação, com área equivalente em serviços de uso comercial. Toda a proposta desenvolve-se no âmbito dos desafios ambientais actuais onde a arquitectura assume um papel central nas questões de sustentabilidade e desenvolvimento futuro, com mecanismos próprios que permitem uma maior qualidade nos espaços de utilização pública e de habitar.
Escrito a 2008/01/18
« 2 NAdA arquitectos em equipas independentes premiadas no Concurso Público para a Junta de Freguesia de Portimão
Estágios NAdA »